Papa Francisco morre aos 88 anos: mundo se despede do primeiro pontífice latino-americano

Publicidade

O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. A informação foi confirmada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Igreja, em comunicado oficial.  

Nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936, Francisco foi eleito em 2013 como o 266º papa da Igreja Católica, tornando-se o primeiro pontífice latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo. Durante seu pontificado de 12 anos, destacou-se por promover reformas na Igreja, enfatizar a justiça social e aproximar-se dos mais vulneráveis. 

Nos últimos meses, a saúde do Papa deteriorou-se devido a uma pneumonia bilateral. Após 38 dias de internação no Hospital Gemelli, em Roma, ele recebeu alta em 23 de março. Sua última aparição pública ocorreu no domingo de Páscoa, quando abençoou os fiéis na Praça de São Pedro, embora não tenha presidido a missa.

Em uma decisão inédita, Francisco solicitou que seu corpo fosse velado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e não na Basílica de São Pedro, como é tradição. Além disso, pediu que o corpo não fosse exposto fora do caixão durante os rituais fúnebres. 

Com a morte do Papa, inicia-se o período de “sede vacante”, durante o qual o Colégio de Cardeais assumirá a administração da Igreja até a eleição do novo pontífice. O cónclave para escolher o sucessor de Francisco deverá ocorrer nas próximas semanas, reunindo cardeais com menos de 80 anos de idade.

O Papa Francisco será lembrado por sua humildade, compromisso com os pobres e esforços para modernizar a Igreja Católica. Seu legado permanece como inspiração para milhões de fiéis ao redor do mundo.

Publicidade