Nesta quinta-feira (6), a Câmara Municipal de Caruaru sediou a segunda Sessão Ordinária de 2025, que contou com assuntos ligados à agricultura familiar, direitos dos animais, inclusão social, infraestrutura e trânsito, na tribuna.
Durante a ordem do dia, momento em que é realizada a votação das matérias em tramitação na Casa, o Delegado Lessa mencionou seu requerimento que solicita à mesa diretora da Casa a criação de uma comissão temporária especial da Feira da Sulanca. O intuito seria operar da melhor forma possível os trabalhos que vem sendo realizados pela prefeitura no local com o objetivo de desobstruir ruas e receber bem os consumidores, entre outras questões, sem que isso prejudique os comerciantes. Lessa enfatizou que o assunto é importantíssimo e levou a pauta para a tribuna.
O tema repercutiu entre o parlamento, que destacou a importância econômica e cultural da Feira da Sulanca, justificando a urgência em pensar caminhos para seu funcionamento pleno. O requerimento, no entanto, não foi aprovado. O vereador Cabo Cardoso explicou que a Comissão de Desenvolvimento Econômico, por exemplo, pode conduzir isso.
O presidente da Câmara, Bruno Lambreta (PSDB), também discutiu o assunto na tribuna, trazendo a complexidade do tema. Ele explicou, por exemplo, que os investimentos necessários são muito altos e, diferente de cidades vizinhas, trata-se de um espaço público e portanto de verbas públicas, que tornam o processo mais burocrático.
Agricultura Familiar
Edilson do MST (PT) debateu a atuação de várias redes corporativas e associações ligadas à agricultura familiar de Caruaru, afirmando que o cenário é muito positivo. Os impactos nas zonas rural e urbana da agricultura familiar envolvem alimentos de qualidade, com pouco agrotóxico, trazendo mais saúde ao mesmo tempo em que há relevante movimentação econômica no município, explicou o vereador.
A fala de Edilson foi repercutida pelo vereador Raminho Xavier (PSD), que contou sua trajetória de trabalho na fundação e manutenção de associações de agricultura familiar no município. Ele mencionou o Conselho Municipal Unificado de Desenvolvimento Rural Sustentável de Caruaru como fruto de um esforço coletivo, num objetivo comum de entregar cada vez mais qualidade de vida aos trabalhadores e a sociedade no geral.
Saúde e direitos dos animais
Renato Lyra apresentou dados que apontam o crescimento de animais não humanos nas ruas e também a considerável participação desses seres no desenvolvimento de diversas doenças, que os afetam e atingem também as pessoas. “Nós temos que ter um olhar clínico voltado para a saúde dos animais”, disse o parlamentar, ressaltando que é preciso buscar por uma medicina preventiva e não apenas curativa.
O vereador Anderson Correia também contemplou a pauta animal na tribuna. Uma das questões explanadas foi a responsabilidade do tutor. O parlamentar exemplificou um caso recente em que um cidadão respondeu por homicídio culposo porque seu pitbull atacou um idoso, explicando que assim como o poder público tem suas responsabilidades com os animais, os tutores também possuem as suas, legalmente. Além disso, alertou para a necessidade de castrações em animais de rua.
Manutenção de canais e calçamento
O vereador Gil Bobinho (PSB) iniciou sua fala na tribuna demonstrando sua preocupação com as recentes chuvas de Caruaru, diante da falta de limpeza adequada em muitos canais da cidade. O bairro Santa Rosa foi citado como um local que exige atenção especial e urgente sobre o assunto.
A pauta também foi contemplada pelo vereador Thiago Macaco, que acrescentou na discussão a falta de consciência das pessoas em seus descartes de lixo. Uma reeducação deve ser feita na população acerca do tema, de acordo com Thiago.
Ainda na tribuna, o vereador Fagner dos Animais reforçou seu pedido de reposição de calçamento nas seguintes comunidades: Residencial Baraúnas, Caruá, Mandacaru, Nova York e Vale das Baraúnas.
Valorização das crianças atípicas
O Professor Jorge Quintino (PODE) enfatizou, na tribuna, a necessidade de valorização das discussões acerca de crianças com diferentes atipicidades, em toda a sociedade e pontuou que o preconceito surge inclusive por parte dos próprios pais, explicando que os mesmos escondem, muitas vezes, as condições atípicas de seus filhos, impedindo que eles evoluam enquanto seres humanos e desenvolvam o que têm de melhor. Mais uma vez, Quintino reforçou que é preciso cuidar tanto da criança quanto de sua família, para que a diferença aconteça.
Segurança no Trânsito
O vereador João Neto chamou atenção para a necessidade de instalação de mais radares eletrônicos na cidade, instrumentos que desempenham um papel importante na segurança viária e no controle do trânsito.
Administração Pública
“Hoje, vemos esse sonho prestes a se tornar realidade”, comemorou o vereador Mano do Som (PDT), ao falar do Hospital da Mulher, que está na reta final de sua construção. Essas e outras ações do governo de Pernambuco foram explanadas por Mano, que disse estar contente com o compromisso estadual que vem sendo entregue a Caruaru.
Já o vereador Cabo Cardoso elogiou a atuação do Executivo municipal, enfatizando que é uma gestão baseada em diálogo e entrega de resultados positivos para o município.
Foto: Vladimir Barreto