Raquel Lyra participa da inauguração da Torre de Controle da Base Aérea do Recife, ao lado do ministro José Múcio

Publicidade

Em cerimônia realizada na Base Aérea do Recife, nesta sexta-feira (11), a governadora Raquel Lyra participou da inauguração da nova Torre de Controle de Aproximação do Tráfego Aéreo, ao lado do ministro da Defesa, José Múcio. Durante o evento, que ainda contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, houve a transferência de subordinação da Base Aérea do Recife para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Com a mudança, a unidade passa a coordenar o tráfego aéreo das capitais Fortaleza (CE), Natal (RN) e Maceió (AL), além do Recife.

Durante seu discurso, a gestora comentou que a nova estrutura consolida Pernambuco como polo logístico e tecnológico da aviação. “É motivo de agradecimento e honra ver Pernambuco garantir um novo patamar do ponto de vista estratégico para o Brasil. A Base Aérea do Recife se torna um local estratégico para o Nordeste, alcançando um novo patamar de investimento da Aeronáutica. Além de ser importante para o Exército Brasileiro, torna o estado um HUB de todo o Nordeste, alavancando o desenvolvimento do nosso Estado e fortalecendo a nossa segurança”, destacou Raquel Lyra.

A iniciativa representa uma mudança administrativa com efeitos diretos na gestão do tráfego aéreo da região. Com a incorporação da base ao DECEA, o Estado passa a sediar o primeiro centro integrado de aproximação do Brasil. A estrutura concentra o controle de voos em rotas de aproximação de quatro capitais do Nordeste, ampliando a segurança, eficiência e capacidade de resposta operacional da Aeronáutica na região.

Para o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, destacou os investimentos realizados pelas Forças Armadas no Estado. “A Base Aérea do Recife tem importância estratégica para o Brasil, e essa integração fortalece a Defesa nacional. As Forças Armadas são instituições permanentes do Estado, sempre prontas para servir nos momentos mais desafiadores. Defesa e diplomacia caminham juntas, e precisamos investir mais nessa estrutura essencial. Pernambuco tem um passado glorioso e merece um futuro ainda melhor”, pontuou.

A centralização em Recife reduz custos operacionais, moderniza processos e melhora a comunicação entre controladores, contribuindo para a pontualidade dos voos e a economia de combustível. “A Torre de Controle de Aproximação amplia nossa capacidade de gerenciar o tráfego aéreo com mais eficiência e segurança. Pernambuco ocupa posição central nesse novo modelo. Esta estrutura fortalece a atuação da Aeronáutica no Nordeste e no Brasil”, pontuou o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Estiveram presentes os secretários Hercílio Mamede (Casa Militar), André Teixeira Filho (Infraestrutura e Mobilidade) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); os deputados federais Pastor Eurico e Pedro Campos; e os estaduais Renato Antunes e Mário Ricardo. Também compareceram os comandantes General Maurílio Ribeiro, do Comando Militar do Nordeste (CMNE) e Marcello Lobão Schiavo, do Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar).

 

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Publicidade