A nova diretoria do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) tomou posse na manhã dessa segunda-feira (12), no Auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A solenidade marcou o início do biênio 2026–2027 e reafirmou o compromisso da entidade com o fortalecimento institucional da odontologia, a valorização da categoria e a ampliação de ações voltadas à fiscalização, capacitação profissional e qualificação da saúde bucal em Pernambuco. A mesa foi presidida pelo deputado estadual Francismar Pontes.
Ao encerrar seu mandato, o ex-presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos, destacou o papel do diálogo e da pacificação institucional como marcas da gestão. “Na política de conselho, nossa missão foi construir pontes. A odontologia pernambucana era muito dividida, e conseguimos promover a paz necessária para tirar projetos do papel. Foi assim com o apoio ao piso salarial e com a construção da política estadual de saúde bucal, que não existia e passou a ser pensada de forma estruturada em Pernambuco”, afirmou.
Durante a cerimônia, o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Romildo Bringel, ressaltou a força da odontologia nordestina e a importância de Pernambuco no cenário nacional. “O Nordeste está muito fortalecido e Pernambuco tem um papel estratégico nesse processo. Estar aqui é motivo de orgulho, porque vemos um conselho organizado, unido e comprometido com o avanço da profissão, sempre com o apoio do CFO”, declarou.
Representando os conselheiros eleitos, Igor Moraes destacou a votação histórica da chapa e a responsabilidade que acompanha a confiança da categoria. “Tivemos 96% dos votos, um recorde que nos enche de orgulho, mas que também aumenta nossa responsabilidade. Vamos atuar com transparência, ética e eficiência, enfrentando desafios históricos da odontologia e ampliando o acesso da população aos serviços”, disse. Fabiana Mota enfatizou a presença feminina na nova gestão: “Assumir essa função é reafirmar o compromisso com o diálogo, a escuta e o trabalho coletivo, além de mostrar que o lugar da mulher também é nos espaços de decisão”.
Empossado presidente do CRO-PE, João Godoy destacou a continuidade do trabalho e a união da categoria como bases para novos avanços. “Fomos eleitos com 96% dos votos não apenas por um nome, mas por um projeto coletivo. Isso nos impõe a responsabilidade de seguir avançando, fortalecendo a fiscalização, ampliando capacitações e defendendo pautas históricas como o piso salarial, a insalubridade e o pleno exercício profissional”, afirmou. A nova diretoria é composta ainda pelos cirurgiões-dentistas Renata Pedrosa, Sidney Câmara, Mônica Marques, Danielle Lago, Fabrício Landim, Felipe Bravo e César Durando.
A solenidade também contou com as presenças do deputado federal Lucas Ramos; do vereador Tadeu Calheiros; da coordenadora estadual de Saúde Bucal, Raissa Lima; da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque; do superintendente de Saúde da Alepe, Wildy Xavier; da presidente do Sindicato dos Odontologistas de Pernambuco, Amitis Vieira; da presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, Micheline Lobo; do presidente da Associação Brasileira de Odontologia, Gilberto Ramos; e do presidente da Academia Pernambucana de Odontologia, Sérgio Martorelli.









